quarta-feira, 5 de junho de 2013

Processo de Negocio (BPMN – Business Process Modeling Notation)

BPMN – Business Process Modeling Notation

Podemos então definir o BPMN (Business Process Modeling Notation) como uma notação gráfica padrão usado para a modelação de processos de negócio. O BPMN ao ser implementado permite encontrar as melhores trocas possíveis entre uma notação intuitiva, usando construções familiares, e as ligações completas entre as regras de negócio comuns aos processos de negócio.

O BPMN permite criar um diagrama de processo de negócio que representam as actividades e controles de fluxo que definem a ordem em que são executadas os processos. 

Enquanto o UML disponibiliza um conjunto de notação através dos seus diagramas enumeradas em cima, o BPMN fornece um único tipo de diagrama – o diagrama de processo de negócio (Business Process Diagram - BPD).

O BPD permite modelar o processo de negócio da organização que pode ser composto por um ou mais processo, estes processos também podem ser formados por sub-processos.




_________________________________________________
sub-processos - Constituem-se em um nível maior de descrição dos processos, que demonstra os fluxos de trabalho e actividades sequenciais e interdependentes, necessárias e suficientes para a execução de cada processo da organização (Fonte: http://www.mp.gov.br/secretarias/upload/Arquivos/seges/081003_SEGES_Arq_padrao.pdf)
_________________________________________________

Sem comentários: